6.9.06

Janela da alma

Olá pessoal, desculpem o sumiço, mas estou ralando horrores! Bom, como podem perceber, blog está de roupa nova! Graças a ajuda do meu anjo Rodrigo. Apreciem a vontade!
Ontem asssisti um documentário bárbaro! Janela da Alma (João Jardim e Walter Carvalho). Putz recomendo com todas as minhas forças, Rodrigo lembrei-me muito de vc ao assistí-lo. Janela da Alma trata do olhar, partindo da máxima de Leonardo da Vinci, que vale ser transcrita: "O olho abraça a beleza do mundo inteiro. É janela do corpo, por onde a alma especula e frui a beleza do mundo. O que há de admirável no olho e que através dele - de um espaço tão reduzido - seja possível a absorção das imagens do universo. De sorte que esse órgão - um entre tantos - é a janela da alma, o espelho do mundo."

A partir daí desenvolvem-se entrevistas com dezenove personalidades com problemas visuais, dos mais variados graus. Desde Hermeto Pascoal, que compensa a falta de visão na sensibilidade musical ao cineasta almemão Wim Wenders, preocupado com as imagens em seus filmes. Destaca-se também o escritor José Saramago, autor de um Ensaio sobre a Cegueira.

Existe um relato hilário de João Ubaldo Ribeiro falando de sua vida sexual com ou sem óculos, que ele transava de óculos e não os tirava de formal alguma. Muito bizarro.
O documentário é muito bom, vale apena assistir principalmente para quem se interessa por fotografia, seminótica, ou até mesmo um algo a mais na vida.

6 comentários:

Sun disse...

ficou lindo seu blog! Depois vou perguntar pro Rodrigo se dá mto trabalhar fazer isso... queria fazer no meu!!

Chica disse...

ah, janela da alma é realmente uma delícia.

becitos.

Anônimo disse...

Olá, voltei!
Achei muito legal o novo visual do seu cantinho, parabéns!
Beijos

Anônimo disse...

Buenas.
Dê, adorei a Audrey Hepburn me dando as boas-vindas por aqui. =)
Sobre o documentário, esses dias eu o vi na prateleira da locadora, mas optei por "Mais e Melhores Blues", do Spike Lee. Queria ver um filme bacana e mais barato que um lançamento de R$ 7,50.
Compensou muito, muito, muito.
Mas agora, lendo a tua resenha, o documentário será minha próxima locação com certeza absoluta. Obrigado pela dica valiosa e pela resenha que transpira sensibilidade. Você realmente abriu a janela da sua alma para os seus leitores.
Se cuida.
29 beijos do Lú.

Unknown disse...

Ei minha princesa!
Nossa... só agora eu pude comentar aqui, tamanho o aperto em que me encontrava!
Realmente o documentário deve ser extraordinário. E Hermeto Pascoal rulez!
Beijos na minha boquinha linda... =*

Anônimo disse...

OI! É a primeira vez que comento por aqui. "conheço " o seu blog através do blog do Luís e do Rodrigo.

Fiquei curiosa com este documentário. Interessante o lance dos depoimentos de pessoas com problemas de visão. Isso me tocou , pois sou super míope, do tipo que não tira os óculos para nada ( ou quase nada...risos ).
Valeu a dica e parabéns pelo blog!

Beijos