25.8.06

Um TREM muito sério

Li esse texto essa semana. Infelizmente não tinha o nome do autor, ou qualquer outra coisa que reportasse a sua origem. Só posso afirmar que é de um mineiro. Portanto, compartilho com vocês essa "viagem de trem" para a terra do pão-de-queijo, da rapadura, do fogão-a-lenha, das lindas serras e montanhas, cachoeiras e outras maravilhas.
Bem vindo à Minas Gerais.
"Em minas, o trem não é meramente um meio de transporte. Para nós mineiros, qualquer coisa é um trem. Ou melhor, usando nosso próprio dialeto: qualquer trem é um trem.
Quando temos fome, comemos um trem. Se estamos com sede, bebemos um trem. Às vezes, um trem pode nos espetar o dedo. Outras, um trem pode cair em nossos olhos. A todo momento esbarramos em um trem. Há sempre um trem em nosso caminho, ajudando ou atrapalhando.
Se algo nos assusta, nos encanta ou nos surpreende, é um trem-de-doido. Se a coisa é boa, é um trem-bom demais. E quando padecemos de algum mal que não sabemos definir, seja ele físico ou emocional, o que sentimos é um trem-esquisito.
O trem, para nós, assume conceitos, dimensões e nuances inimagináveis em outras terras. Nossos trens podem ter formas, cores, sabores, sons, odores, qualidades, defeitos e quaisquer outras características que quisermos, concretas ou abstratas. Assim, incontável números de trens circulam ou estacionam no cotidiano e no consciente coletivo do povo mineiro. Aqui em minas, tudo é trem.
O trem tanto pode incomodar quanto embalar nosso sono. Mas, sobretudo, o trem nos faz sonhar...e quase sempre acordados. Para nós, quando irados, até gente e bicho podem ser trens. Afinal, nossos trens são também seres que têm vida e que são a nossa vida. O trem está para o mineiro, assim como o sincretismo religioso está para o baiano, como a praia para o carioca, como a garoa para o paulista, como os pampas para o gaúcho e como a aridez para o nordestino.
Mas, acima de qualquer trem, nossos trens não são simples expressões idiomáticas. Em minas, o trem é um trem muito sério. Nossos trens são valores e sentimentos manobrando na estação do nosso coração. Trem é minas e minas é trem. O trem é a alma de minas.
Trem em minas é como uai, não tem tradução. Só nós mineiros sabemos o que significam: uai é uai e trem é trem, sô!"

7 comentários:

Unknown disse...

Ô trem bão esse texto, hein sô?
Pessoalmente, o que eu mais queria agora era um trem qualquer que a fizesse feliz, um trem que substituísse os inconvenientes de tantos trens na nossa vida. Trem de doido, tudo isso.
E meu amor por ti é muito maior que um trem, trem mesmo, maria fumaça da paixão. Ou do que qualquer outro trem que possa ser grande, muito grande. Meu amor por ti é um trem que não tem tamanho, de tão graúdo. E, se não o fosse, tomaria um trem sem destino a procura de nada. Mas quem eu queria encontrar, me encontrou. A vida é um trem esquisito, não é? Mas é tão bonita, gostosa e divertida como uma viagem de trem.

Rita Contreiras disse...

Achei esse tem bom demais, rico demais! dá vontade de tomar um trem e ir conhecer toda essa riqueza cultural, emocional,cotidiana...Abraço

Sun disse...

Amei esse texto, ainda mais que sou mineira!! Nossa, nunca havia lido um texto assim, que descrevesse tão bem o "trem" rsrsrs usamos ele para tudo, mas não tem como explicá-lo, ops, não havia como explicá-lo. Acho que esse autor conseguiu!!! LINDO

bjim

Sun disse...

que lindo, tem um link do meu blog! Tenho q colocar do seu tb!!

Anônimo disse...

Buenas.
Boa essa crônica, hein? Parecem as do Rubem Braga sobre o Rio. =)
Se cuida.
29 beijos.

Anônimo disse...

Olá, pedindo permissão pra levar o texto pro meu blog Paulistinha, amo esta terra, minha família vem de lá, ou melhor daí!
Se me empresta o trem?
Beijos!

Sun disse...

olha o texto que coloquei no meu blog sobre mineiros!! rs