20.7.06

De sobrenome Diógenes

Filósofo Diógenes Grego nasceu em Sinope (413-327).
Consistia o seu sistema filosofo no desprezo das riquezas e das convenções sociais e na obediência exclusiva as leis da natureza. Ele andava descalço, dormia debaixo dos pórticos, embrulhado na sua única e pobríssima capa e tinha por habitual domicílio um tonel, que se tornou popular em toda a Grécia. A síndrome de Diógenes é doença que degenera a parte do cérebro responsável por controlar o bom senso, o indivíduo se assemelha às situações precárias e estranhas contidas na personalidade do Filósofo citado.
Tentando entender as características do filósofo, ou/e também das pessoas que acusam ter a síndrome que carrega o seu nome, percebo que todo mundo tem a doença, claro que uns mais aguçados que outros, porém é uma coisa carregada pela sociedade em geral. Quem é que não tem um avô que não guarda pilhas de jornais de anos? Quem é que não tem um tio que não se desfaz de uma geladeira velha e enferrujada, sendo que tem outra nova? Quem é que não tem um amigo que guarda todas as apostilas e papéis desde a 1ª série do ensino fundamental alegando que um dia alguém poderá precisar? Quem é que nunca viu pessoas normais, de roupas limpas, de boa aparência, vasculhando o lixo e catando objetos para suas casas?
Bom, eu já vi tudo isso. Não concordo com essas atitudes, pois para mim, coisas sem uso, acumulam energias nocivas a vida. Mas é muito mais comum pessoas pensarem como Diógenes, suprir a carência em adornos, papéis, interiorizando-se em um castelo de lixo. Sendo assim, para todos aqueles que desejam se desprender de objetos, papéis, jornais ou algo parecido segue aí os contatos para o primeiro passo:
Associação dos Catadores de Papel, Papelão e Material Reaproveitável – ASMARE
Av. do Contorno, 10.555, Barro Preto, Belo Horizonte/MG CEP: 30110-140 E-mail: asmare@asmare.org.br
Topa Tudo Paraíso Ltda. Av.Tereza Cristina, 255, Bairro Prado, Belo Horizonte/MG
Topa Tudo Lagoa da Prata Rua Lagoa da Prata, 564, Salgado filho Belo Horizonte/MG Tel.: 3374-0144

6 comentários:

Unknown disse...

É... acho que conheço muita gente assim também. Inclusive a história das apostilas não me é estranha... =)
Beijos, meu amor!

Anônimo disse...

Buenas.
Informação + utilidade pública + filosofia + senso de humanidade = blogue da Denise.
Se cuida.
29 beijos.

Dita Von Claire disse...

ai menina eu assisti a matéria do fantástico e confesso, fiquei com náuseas de ver a insalubridade daqueles ambientes...

parabéns pelo blog...

Sun disse...

OI! Vc é a namorada do Rodrigo? Sempre te vejo por aí...rs

adorei o texto... vou repensar seriamente sobre minha personalidade! hehehehe

Madame disse...

Ah, um luxo o seu blog Denise! Adorei!
Eu tenho também este lance de guardar tudo, tudo, tudo o que é possível. Acho que não vou chegar ao extremo que aquela mulher chegou, mas também acho que já é hora de começar a me tratar...

beijo. Boa sorte com o blog.

Severo disse...

definitivamente ainda são poucos os privilegiados que compartilham da minha felicidade e orgulho em ler teus textos, o Rodrigo é seu grande "puxa-saco" mas agora vejo que ele tem razão quando exalta tuas qualidade intelectuais, faço questão de acompanhar, ler e reler teu blog tentando absorver um pouco dessa cultura que ultrapassa o meio digital e se alastra pela mente de quem tem o privilegio de estar aqui, em frente a tela do computador.
ps. eu tenho essa doença, mas uma variação digital dela, guardo muitos arquivos antigos, tenho muitos backups, musicas que nem escuto imagens, fotos e vídeos, animações entre outros, será que tenho cura?